5 dicas para planejar as viagens em 2019

É, o ano nem acabou e já estamos planejando viagens (ou qualquer outra coisa) para 2019? Sim, já dizia um filósofo contemporâneo por aí “Não planeje vingança, planeje viagens”.

Nesse breve texto, vou compartilhar 5 dicas para você planejar suas próximas viagens da maneira mais fácil e barata possível. E vale para qualquer viagem, desde as de fim de semana até às sonhadas férias em Acapulco.

1 – Veja seu orçamento

Você já pensou em quanto gostaria de gastar antes de começar a pensar na viagem? Não? Além de te ajudar a decidir o local, por eliminação, ainda te poupa diversos gastos desnecessários ao longo dela. Estipule o montante que você vai utilizar e faça o possível para encaixar o “sonho” nele. Eu sugiro que sente pelo menos um dia só para fazer e curtir esse planejamento todo.

2 – Como escolher para onde ir?

Essa é a tarefa mais complicada – escolher o destino, especialmente se o orçamento está mais gordinho. Depois de ter decidido o orçamento da viagem, o ideal é você anotar os 5 lugares que você mais gostaria de ir – seja ousado, vá até à Lua. Se fizer uma lista com mais de cinco, pode ser que continue difícil. Depois, naquele buscador famoso, digite um a um e veja se a época desejada é boa para visitar o lugar. Elimine da lista os que já não se encaixam. Em seguida, busque saber quais têm o melhor custo x benefício, faça as pesquisas de passagem aérea e hospedagem para todos os locais e veja qual sai mais em conta para a data escolhida. Lembrando que, nem sempre a mais barata é a que agrada mais, vá de acordo com a sua prioridade + orçamento e seja feliz!

Quanto mais flexíveis forem suas datas, mais chances de conseguir melhores preços.

Onde buscar as passagens? Eu recomendo o Skyscanner e o Kayak, além do app Passagens Imperdíveis, para ficar de olho em promoções relâmpago.

Como juntar pontos Multiplus e viajar mais em 2019?

E as hospedagens? Gosto muito do Booking.com e do Trivago. E para quem vai em mais de duas pessoas, o AirBnb super compensa.

E lembre-se de sempre pesquisar na janela privativa.

3 – Como decidir a melhor época para viajar?

Isso é bem relativo, porque tem lugares para todas as épocas nesse mundo de meu Deus. Porém, é muito fácil conseguir passagens baratas mas, ao chegar ao destino, descobrir que era época de seca ou cheia, de tempestades ou furacões ou ainda, de quase nada funcionando.

Então, decida o destino e se há passeios específicos e procure saber se a época é apropriada para ver o que você deseja. Por exemplo: Salar de Uyuni com chuva? Vá no verão; ver Baleias na Bahia? vá entre Agosto e Novembro; Água nas lagoas dos Lençóis Maranhenses? Visite o site oficial do parque.

Eu descubro essas informações falando com pessoas que moram no local, entro em contato pelas redes sociais ou falo com quem já foi. Infalível! Nada mais frustrante do que visitar um lugar dos sonhos e não aproveitar.

4 – Descubra detalhes sobre o destino

Precisa tomar alguma vacina específica? Precisa de visto? E o seguro viagem? Qual moeda levar? O aeroporto ou rodoviária é longe da hospedagem? O traslado é necessário?

Esses são detalhes que costumamos deixar para a última hora, mas não deveríamos. É  tão bom ter tempo para fazer tudo, não é? Então verifique tudo isso no “dia do planejamento”. Sabemos que o custo de uma viagem não está apenas em passagens e hospedagem, logo, todas essas coisas podem te custar tempo e também, dinheiro.

5 – Como gastar menos ao chegar lá?

Se você, assim como eu, quer viajar mais de uma vez ao ano e de preferência, sempre sem gastar muito, algumas dicas são úteis:

Procure pelo Free Walking Tour no destino – são grupos de voluntários que saem com turistas para conhecer a cidade e sua história, caminhando. Todos são bem-vindos, e em geral, há tours em inglês e espanhol, no exterior, e em inglês e português, aqui no Brasil. Cada participante paga o que achar justo ao final do tour, sem obrigações.

Eu mesma já fiz em: São Paulo, Curitiba, Buenos Aires, Madrid, Londres, Paris, Cidade do Cabo, Amsterdã e muitas outras cidades que visitei tinham, mas eu acabei não aproveitando.

Fuja dos pontos turísticos: Claro que ninguém vai ao Rio e não vai ao Cristo (haha eu já fui mais de 10x e nunca subi, confesso!) ou à Paris e não quer ver a Torre Eiffel, claro. Mas, se você conversar bem com moradores locais, até mesmo nos hotéis, táxis e restaurantes, pode descobrir lugares lindos e exclusivos, muitas vezes, gratuitos.

Exemplos: Piscinas Naturais em Ilha Bela/ SP, o bairro boêmio de Montmartre, em Paris, Atins no Maranhão, Perobas no Rio Grande do Norte, pra falar de alguns que eu já fui.

Coma onde os moradores comem: se tem uma coisa que eu não aceito é sugestão de restaurante pra turista – ODEIO rs – além de caros, em geral, tem comida sem graça e estão sempre cheios. O brasileiro gasta, em média, 25% do orçamento da viagem só com comida, é muito! Por isso, é bom colocar isso no planejamento sim, principalmente, se você come como eu 🙂

Pergunta (a menos que você tenha muita grana e com certeza não estaria lendo esse post rs) para o recepcionista do hotel, para um morador, para o atendente do supermercado e você vai ver o que é comida boa e barata. Além disso, sempre é possível visitar aquele supermercado mara e fazer sua comidinha. Que tal?

Quando fiquei em Londres por um mês, em 2017, almocei e jantei muitas vezes a comida ou lanches do Supermercado Tesco. Eram comidinhas muito gostosas e super baratas – cheguei a pagar £2 por um sanduíche bem farto. Não tenha medo de procurar!

person writing on white book

Foto por rawpixel.com em Pexels.com

Bom, sei cada um tem seu estilo de viagem e eu apenas tentei mostrar um pouquinho de como eu faço. Tudo pode ser adaptado! Espero que tenha sido útil e que facilite as próximas viagens de vocês. Compartilhe com os seus amigos e bora viajar muito em 2019!

Vou deixar aqui os links dos sites que uso para minhas pesquisas:

Skyscannerhttps://www.skyscanner.com.br/

Kayakhttps://www.kayak.com.br/

Trivagohttps://www.trivago.com.br/

AirBnbhttps://www.airbnb.com.br/c/thaisec?currency=BRL – USE ESSE LINK E GANHE R$ 130 DE CRÉDITOS EM SUA PRIMEIRA RESERVA!

Booking.com  – https://www.booking.com/s/13_6/79d89ce9 – Nesse link você ganha R$40 de créditos na reserva e eu ganho também.

Quanto Custa Viajarhttps://quantocustaviajar.com/ – Nesse site, é possível fazer pesquisas de média de valores que você vai gastar por dia, em qualquer destino.

Seguros Promo – cotação e compra de seguros viagem – www.segurospromo.com.br/p/toindoatoa/parceiro – Comprando nesse link, eu recebo uma comissão que não altera em nada o valor que você paga ao final. Sempre posto no Instagram quando há descontos ou promoções, fique ligado!

Melhor Câmbio – cotação e compra de moeda – https://www.melhorcambio.com/

Se tiver perguntas ou dicas de como você costuma planejar, só deixar nos comentários abaixo, prometo ler e responder.

Bjos e bom ano novo para todos!

Thaise (@toindoatoaoficial)

 

 

 

 

 
Anúncios

16 comentários em “5 dicas para planejar as viagens em 2019

  1. Sempre com ótimas dicas e conteúdo de qualidade Parabéns!!!

    Curtir

  2. Guria, adorei! O blog tá lindo, as dicas são ótimas e a redação muito gostosa de ler! Parabéns!

    Curtir

  3. Muito boas às dicas. Pq vc diz para pesquisar sobre hospedagem / passagens na janela privativa?

    Curtir

    • Oi Alisson! Obg por comentar. Entao, qdo vc abre uma janela privativa/ anonima, o google deixa de te rastrear. Qto mais vc pesquisa uma coisa, seu interesse naquilo ficar registrado e logo, parece que vc vai mesmo comprar, nao importa o preço. Vc acaba n sendo notificado se houver peomoçoes, por ex.

      Curtir

  4. Olá Thaise, tudo bem?

    Obrigado pelas dicas, fora as varias outras dicas de como aproveitar pontuações de cartão de credito e km de vantagens. Sempre com um post mais top que o outro..

    2019 promete com todas essas dicas..

    Bora viver.

    bjs

    Curtir

  5. Oie Thaise, adorei seu post. Dicas preciosas. Já estamos planejando nossas trips de 2019 e vou usar muito suas dicas. Obrigada por compartilhar e parabéns pelo blog. Beijos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: